MAIS DEFENSORES (AS): Defensor Público-Geral dá posse a sete novos membros e membras da DPE-RR

 

Cerimônia acontece nesta segunda-feira (24), às 16h

 

Foto: ASCOM/DPE

Os sete novos defensores e defensoras em visita às instalações da DPE-RR 

 

Pela primeira vez desde a criação em 2000, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) contará com 48 membras e membros, com o ingresso de sete novas defensoras e defensores. 

Com a ampliação do quadro, a política de assistência jurídica gratuita à população será fortalecida, além de agilizar ainda mais os serviços já feitos pelo órgão.

Para o defensor público-geral, Stélio Dener, o momento é muito importante e de grande satisfação.

“Chegar a esta fase é uma grande alegria para nós. O aumento do quadro será muito importante para fortalecer nosso atendimento a toda população do nosso estado. O nosso objetivo é atingir um número de membros e membras que possa atender todos os roraimenses, sem filas de espera”, explicou.  

Os novos membros e membras tomam posse em uma cerimônia no próximo dia 24 de outubro, segunda-feira. A solenidade vai ocorrer no auditório do Fórum Sobral Pinto, no Centro de Boa Vista-RR, a partir das 16h.

VISITA: Durante esta semana, os novos defensores e defensoras já realizaram a entrega das documentações para a posse e aproveitaram para visitar as instalações da DPE-RR em Boa Vista-RR. 

Durante a visita ao prédio da Administração Superior da DPE-RR, Elisa Rocha, uma das novas defensoras nomeadas, explicou a importância de conhecer a instituição e afirmou estar contente com a nova fase.  

“Eu estou muito feliz, porque é um cargo que eu sempre sonhei e que sempre tive muita admiração. Poder conhecer e se ambientar com os prédios da Defensoria foi muito importante para todos nós. Nos sentimos mais acolhidos e mais seguros para o início do nosso trabalho”, disse.

O futuro defensor público Edmar Alves afirma que espera atender o povo de Roraima com toda paixão que ele possui pela instituição Defensoria Pública.

“Conforme o artigo 134 da Constituição Federal, a Defensoria Pública é um órgão essencial à função jurisdicional do estado, tem como dever a promoção de direitos humanos e a tutela dos direitos dos necessitados. Não é possível cumprir esses deveres sem uma atuação ativa e humanizada. Assim, a instituição tem o dever de ouvir e estar junto à população. Isso, portanto, é o que difere essa importante instituição dos demais órgãos do judiciário”, explicou.

CONCURSO: O certame para defensoras e defensores públicos substitutos ofertou 80 vagas em cadastro reserva. Todas as etapas foram organizadas pela banca da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Do total das vagas ofertadas, 20% foram destinadas ao sistema de cotas raciais, sendo 10% para as pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para as pessoas indígenas, que autodeclararam tal condição no momento da inscrição facultativamente. Também foi concedido 10% das vagas para pessoas com deficiência.

As pessoas aprovadas passaram por quatro etapas de avaliação: prova objetiva, prova escrita, prova oral e avaliação de títulos.

Top